(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

RECUPERAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA COMEÇA NO SEGUNDO SEMESTRE, INFORMA ALL AO VEREADOR JOI


     Em resposta ao requerimento formulado pelo vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), em agosto de 2009, no qual solicitava informações referentes à possível reativação da linha férrea no município de Santa Bárbara d’Oeste, a ALL (América Latina Logística Malha Paulista S/A) informou, por meio de Ivana Helena Zamuner Spir, Gerente de Relações Corporativas e Patrimônio, que as obras de recuperação da malha ferroviária deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2010,e a sua operação prevista para o segundo semestre de 2011.

     Outro questionamento feito pelo parlamentar diz respeito à situação de abandono em que se encontra a linha férrea e ele perguntava sobre a possibilidade da empresa providenciar a manutenção e conservação, mas a gerente se limitou a responder que “todas as obras necessárias para a retomada do tráfego ferroviário deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2010”.

     Outra pergunta de Joi se refere a existência de algum estudo relacionado à alteração do traçado da linha férrea. A representante da ALL informou que a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo apresentou junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, uma proposta de alteração de traçado, tendo em vista que cabe a este departamento, atual proprietário dos bens da extinta RFFSA, a execução de obras de infraestrutura ferroviária para alteração de traçados, instalação de equipamentos urbanos como passarelas e viadutos, dentre outros.

     A gerente da ALL destaca, ainda, que o transporte ferroviário de cargas possibilitará o desenvolvimento regional, bem como reduzirá de forma significativa o tráfego de veículos automotores na região, uma vez que o mesmo irá atender a demanda da região para o Porto de Santos.

     O ramal ferroviário que liga Nova Odessa a Piracicaba, passando por Santa Bárbara d’Oeste, deixou de ser operado ainda pela Fepasa no ano de 1994, quando da desativação do transporte de passageiros.

     “Se for realmente reativar a malha ferroviária, gostaria que tirasse o traçado da área urbana do município desde o Inocoop até o Residencial Furlan”, destacou Joi que vem lutando ao lado do também parlamentar Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), pela mudança do traçado e/ou obras de melhorias em três pontos da malha ferroviária, caso não seja possível alterar o traçado original.

     Na próxima quarta-feira, Joi e Kadu devem viajar a Brasília para uma audiência com o diretor do DNIT para solicitar a autorização do órgão para passagem de nível no Jardim Paraíso/Parque Eldorado, duplicação da passagem de nível que liga os bairros Vila Sartori, Jardim Mariana e Santa Inês sob o viaduto da SP-304 e a duplicação do pontilhão entre os bairros Vila Lola e Vila Grego, locais onde passam apenas um único veículo por vez.

 


Publicado em: 25 de fevereiro de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!