Em resposta ao requerimento formulado pelo vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), em agosto de 2009, no qual solicitava informações referentes à possível reativação da linha férrea no município de Santa Bárbara d’Oeste, a ALL (América Latina Logística Malha Paulista S/A) informou, por meio de Ivana Helena Zamuner Spir, Gerente de Relações Corporativas e Patrimônio, que as obras de recuperação da malha ferroviária deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2010,e a sua operação prevista para o segundo semestre de 2011.
Outro questionamento feito pelo parlamentar diz respeito à situação de abandono em que se encontra a linha férrea e ele perguntava sobre a possibilidade da empresa providenciar a manutenção e conservação, mas a gerente se limitou a responder que “todas as obras necessárias para a retomada do tráfego ferroviário deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2010”.
Outra pergunta de Joi se refere a existência de algum estudo relacionado à alteração do traçado da linha férrea. A representante da ALL informou que a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo apresentou junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, uma proposta de alteração de traçado, tendo em vista que cabe a este departamento, atual proprietário dos bens da extinta RFFSA, a execução de obras de infraestrutura ferroviária para alteração de traçados, instalação de equipamentos urbanos como passarelas e viadutos, dentre outros.
A gerente da ALL destaca, ainda, que o transporte ferroviário de cargas possibilitará o desenvolvimento regional, bem como reduzirá de forma significativa o tráfego de veículos automotores na região, uma vez que o mesmo irá atender a demanda da região para o Porto de Santos.
O ramal ferroviário que liga Nova Odessa a Piracicaba, passando por Santa Bárbara d’Oeste, deixou de ser operado ainda pela Fepasa no ano de 1994, quando da desativação do transporte de passageiros.
“Se for realmente reativar a malha ferroviária, gostaria que tirasse o traçado da área urbana do município desde o Inocoop até o Residencial Furlan”, destacou Joi que vem lutando ao lado do também parlamentar Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), pela mudança do traçado e/ou obras de melhorias em três pontos da malha ferroviária, caso não seja possível alterar o traçado original.
Na próxima quarta-feira, Joi e Kadu devem viajar a Brasília para uma audiência com o diretor do DNIT para solicitar a autorização do órgão para passagem de nível no Jardim Paraíso/Parque Eldorado, duplicação da passagem de nível que liga os bairros Vila Sartori, Jardim Mariana e Santa Inês sob o viaduto da SP-304 e a duplicação do pontilhão entre os bairros Vila Lola e Vila Grego, locais onde passam apenas um único veículo por vez.
Publicado em: 25/02/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal