(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Pacientes que precisam de ecocardiograma são agendados no AME de Atibaia, diz Prefeitura


Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), a Secretaria de Saúde confirmou que o município não vem realizando os exames ecocardiograma e otoneurológico recomendados por especialistas da rede pública municipal.

A situação, segundo a administração, decorre do desligamento do profissional cardiologista do quadro de funcionários, o qual realizava o ecocardiograma. Com relação ao exame otoneurológico, sem referência SUS para atendimento, esse exame sempre foi comprado pela Prefeitura.

Atualmente, o ecocardiograma é agendado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade de Atibaia, e o exame otoneurológico encontra-se em processo de compras.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os agendamentos de todos os procedimentos são realizados pela Central de Regulação Municipal, e ocorrem conforme as solicitações médicas, distribuídos dentro do total de vagas mensais. Além disso, são levados em consideração os critérios de prioridade clínica, programação de intervenção cirúrgica, tempo de espera e programação de retorno com o médico que solicitou. Esse processo é realizado e revisto mensalmente pelo médico regulador municipal. Mesmo questionada a respeito, a Prefeitura não respondeu quantos pacientes aguardam na fila de espera pelos exames ecocardiograma e otoneurológico.

A pasta de Saúde informou que o ecocardiograma depende de cotas distribuídas pela CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços do Estado). Já o otoneurológico não está sendo agendado no momento.

O ecocardiograma produz imagens do coração e é complementar no diagnóstico de uma série de doenças do coração. Com o ecocardiograma é possível avaliar o estado do órgão dos pacientes, verificando anomalias funcionais das estruturas e também anomalias morfológicas. Desta forma, pode-se verificar o fluxo de sangue nas válvulas e em vasos do coração e análise de cardiopatias congênitas e valvopatias.

Já o otoneurológico é o exame para avaliar a função do labirinto (orelha interna) e é indicado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto.

“Embora a Prefeitura não tenha informado a quantidade de pacientes que precisam desses exames, é fundamental que a Secretaria de Saúde contrate outro profissional e volte a realizar os exames ecocardiogramas no município, bem como os otoneurológicos”, afirmou Dr. José.


Publicado em: 14 de outubro de 2016

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!