Vereadores visitam cooperativas de materiais recicláveis no Município

Com o intuito de conhecer o trabalho de reaproveitamento de material reciclável em Santa Bárbara d’Oeste, ouvir as demandas do setor e de saber como está sendo promovida a coleta seletiva no Município, os vereadores que integram a Comissão Permanente de Política Urbana e de Meio Ambiente visitaram as duas cooperativas de reciclagem da cidade: Recicoplast e Juntos Somos Fortes. Além dos vereadores que integram essa comissão, Carlos Fontes (PSD), Celso Luccatti Carneiro – o Celso da Bicicletaria (PPS) e Joel Cardoso – o Joel do Gás (PV), a visita às cooperativas contou também com a presença do presidente da Câmara, Felipe Sanches (PSC), e dos vereadores Cláudio Peresim (Patriota), Edivaldo Meira – o Batoré (SD) e Isac Sorrillo (DEM).

“Sabemos da importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais. Além disso, a reciclagem é uma importante fonte de renda para diversas famílias de nossa cidade, por isso visitamos essas cooperativas, para saber como está sendo feito esse trabalho hoje e de que maneira o poder público pode ajudá-los a ampliar a quantidade de material recolhido”, afirmou Joel do Gás, presidente da Comissão de Política Urbana e de Meio Ambiente.  O parlamentar também destacou ter recebido um ofício com diferentes pedidos desses profissionais, o qual será encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O parlamentar lembrou, ainda, que a Administração Municipal reorganizou a coleta seletiva em 2014, com a colocação de mais caminhões para a coleta porta-a-porta, definição de novo cronograma de bairros atendidos, instalação de contêineres de material reciclável em áreas onde há maior fluxo de pessoas, além do novo gerenciamento dos Ecopontos existentes e implantação dos Eco Drive Thru - contemplando a nova política de coleta de resíduos em Santa Bárbara. Por sua vez, em 2017, a Recicoplast aumentou sua capacidade operacional, passando a utilizar veículo próprio para fazer a coleta, conquistando mais autonomia, geração de renda e área de cobertura, além de gerar economia à Prefeitura. Também em 2017, a Juntos Somos Fortes, formada por moradoras do Bosque das Árvores, iniciou suas atividades.

Publicado em: 18 de abril de 2019