Vereadores se reúnem com secretários em busca de informações sobre novo piso da enfermagem

Um grupo de vereadores esteve reunido, nesta manhã (2), com os secretários municipais de Administração, Roberta Semmler Laudissi, de Fazenda, Paula Marchesin de Mori, e de Governo, Joel Cardoso, para tratar da aplicação do piso salarial da enfermagem em Santa Bárbara d’Oeste. O encontro, promovido a pedido de um grupo de servidores da Saúde, abordou recente portaria emitida pelo Governo Federal, a qual estabelece os valores a serem repassados para cada município como complementação do piso.

Conforme a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, Santa Bárbara d’Oeste deve receber, em nove parcelas, R$ 371.765,31. No entanto, até o momento, esses recursos ainda não foram repassados, por isso as secretárias esclarecem o motivo de ainda não aplicarem o novo piso. Além disso, durante a reunião, elas ressaltaram que a referida portaria considerou a carga horária de 40 horas semanais, enquanto a carga horária da enfermagem em Santa Bárbara d’Oeste é de 30 horas. Portanto, a Prefeitura ainda avalia como será o cálculo proporcional para o pagamento desses servidores.

“Fomos informados que a Administração municipal está acompanhando de perto essa situação por meio do COSEMS/SP (Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que tem atualizado constantemente os municípios sobre esse assunto em particular”, explicou Esther Moraes. Além disso, a parlamentar destacou que os vereadores sugeriram ao Poder Executivo divulgar uma circular informativa aos enfermeiros, esclarecendo os detalhes sobre o novo piso salarial. “Dessa forma, os profissionais poderão se manter informados e atualizados sobre as medidas adotadas”, ressaltou.

Ainda na reunião, as secretárias municipais informaram que a Prefeitura está comprometida em buscar as soluções necessárias para garantir que os enfermeiros recebam o piso salarial adequado, respeitando as particularidades da carga horária praticada em Santa Bárbara d'Oeste. Diante disso, os parlamentares destacaram que a transparência e a comunicação efetiva são essenciais para esclarecer as dúvidas e assegurar os direitos dos profissionais da enfermagem.

Além de Esther Moraes, o encontro desta manhã contou com a participação dos vereadores Bachin Jr, Careca do Esporte, Kifú, Joi Fornasari e Juca Bortolucci.

Publicado em: 02 de junho de 2023