Vereadores se reúnem com secretária municipal para tratar de educação especial no ensino infantil

Os vereadores Kifú (PL), Jesus (Avante) e Carlos Fontes (União Brasil) estiveram reunidos, ontem (28) pela manhã, com a secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, para tratar de assuntos relacionados à educação infantil, sobretudo com relação à troca da empresa terceirizada, que disponibilizava monitores para as unidades de ensino, muitos dos quais atuavam diretamente com crianças com necessidades especiais. Hoje a rede municipal de ensino conta 181 crianças com autismo e 391 com necessidades especiais.

Segundo a secretária, esse contrato foi encerrado devido à impossibilidade de renovação, tendo sido realizada nova licitação para a substituição dessa empresa. Além disso, a responsável pela Educação informou que, ainda que alguns profissionais já tenham sido desligados, nenhuma criança ficará desassistida enquanto a nova terceirizada não iniciar os trabalhos. Segundo ela, em diferentes casos, profissionais efetivos serão remanejados para atender os alunos com necessidades especiais.

Tânia Mara também frisou que, durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação não fechou as portas para as crianças que mais necessitavam e em situações de vulnerabilidade social, ressaltando que os monitores foram essenciais para atuar no momento mais delicado do isolamento social. A secretária também informou que a vencedora da licitação, a Associação Educacional da Juventude, firmou contrato de 12 meses, o qual pode ser renovado por até cinco anos. Esse contrato prevê a contratação imediata de 150 profissionais, muitos dos quais devem ser escolhidos entre os dispensados pela empresa anterior.

Até o momento, 103 monitores tiveram seus contratos finalizados e 77 já estão cientes dos prazos de desligamento. Tânia Mara também destacou que deve se reunir, no próximo dia 2 de maio, com a nova empresa. E a partir desta data, ela poderá divulgar mais informações sobre os canais e meios para que os interessados possam encaminhar seus currículos e participar dos processos de seleção.

Tânia disse que além das especificações destacadas no contrato, técnicas da Secretaria Municipal de Educação fazem um trabalho de acompanhamento e monitoramento junto aos profissionais que prestam serviços nas escolas do município. Ela também lembrou que o Município convocou, recentemente, dentre os aprovados em concurso público, 83 monitores de creche, três professores para o Infantil, um professor para o Fundamental e outro para a Educação Especial.

Como informação, ela também pontuou que, hoje, se alguma criança estiver sem os devidos e necessários atendimentos em relação à educação especial, a família deve procurar a direção da escola para fazer o registro.

Publicado em: 29 de abril de 2022