Vereadores propõem prioridade especial a idosos com mais de 80 anos em emenda à Lei Orgânica

Os vereadores Cláudio Peressim (PEN), Paulo Monaro (SD), Gustavo Bagnoli (DEM), Isac Sorrillo (DEM), Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca – o Jesus Vendedor (DEM), Carlos Fontes (PSD) e Edivaldo Meira – o Batoré (SD) protocolaram, hoje (2), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/2017. Essa propositura, que inclui parágrafo único ao artigo 260 da Lei Orgânica Municipal, garante prioridade especial aos idosos com mais de 80 anos, atendendo esses munícipes preferencialmente mesmo em relação aos demais idosos, exceto no que tange aos atendimentos nos casos de emergência na área da saúde.

Na justificativa da propositura, os parlamentares explicam que a expectativa de vida dos brasileiros é de 72 anos para homens e 75 anos para mulheres, com tendência de aumento exponencial no número de idosos com mais de 80 anos. De acordo com os parlamentares, mais de três milhões de pessoas já estão incluídas nessa faixa etária em todo o País. “Os direitos aos maiores de 60 anos já são contemplados por lei, porém não se atentou ainda para a diferença de capacidade, mobilidade e dificuldade em geral dos que chegaram à chamada quarta idade, que é muito maior do que para as pessoas que ainda estão na faixa dos 60 anos. É preciso distinguir os maiores de 80 anos a fim de dar a eles ainda mais prioridade do que se dá aos outros idosos”, afirmam os parlamentares na propositura, ressaltando que a população nessa faixa etária teria prioridade nos serviços de saúde, na tramitação de processos e em demais direitos já garantidos aos idosos com mais de 60 anos.

Publicado em: 02 de agosto de 2017