VEREADORES PEDEM CAMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL EM SANTA BÁRBARA D’OESTE À MINISTRA DILMA

O presidente da Câmara Municipal, Anízio Tavares da Silva (DEM), acompanhado dos vereadores Ademir José da Silva (PT), e Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), entregou, na sexta-feira (22), um ofício à ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, solicitando a construção de uma universidade federal em Santa Bárbara DOeste. O encontro com a ministra ocorreu durante solenidade em Campinas, para a inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do evento, assim como o governador José Serra, entre outras autoridades.

O pedido de construção de uma universidade federal no município, segundo Anízio, se deve ao fato de Santa Bárbara DOeste ser uma das cidades integrantes da Região Metropolitana de Campinas, cuja população total supera 2,5 milhões de habitantes. Ele destaca como diferenciais do município a grande área territorial, suficiente para a instalação de uma instituição de ensino de grande porte a proximidade a duas importantes rodovias, em ponto estratégico do Estado, que atualmente conta com apenas três instituições de ensino superior em nível federal, uma em São Carlos, outra no ABC paulista e a terceira na Grande São Paulo. Também participaram do evento os vereadores Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), e Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR).

Localizado na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, nº 10.000, Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, o CTBE integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) do Ministério da Ciência e Tecnologia e representa uma ação do Governo Federal em busca da manutenção da liderança brasileira na produção sustentável do etanol de cana e na projeção de ampliar a produção do biocombustível em dez vezes até 2025, o equivalente a 250 bilhões de litros de álcool.

Publicado em: 25 de janeiro de 2010