A pedido da Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste foi promovida hoje (26), na sede do Legislativo, reunião entre pais e familiares de crianças acometidas de diabetes e o diretor da Secretaria de Saúde, Luis Fernando Maeda. Na presença do presidente da Câmara, Erb Oliveira Martins - Uruguaio (PPS), e dos vereadores Fabiano Ruiz Martinez - Pinguim (PDT) e José Luis Fornasari - Joi (PPS), os munícipes reclamaram da falta de insumos como agulhas, seringas e fitas para medir glicemia. Eles também criticaram o mau atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, após a descentralização da Casa do Diabético.
De acordo com Maeda, a falta de insumos se deve à ampliação do número de pessoas atendidas com a descentralização da Casa do Diabético e início do atendimento em 12 unidades de saúde do município. Segundo ele, Santa Bárbara d’Oeste possui hoje cerca de 16 mil diabéticos atendidos pela rede pública de saúde, enquanto a Casa do Diabético fazia um atendimento mensal de 1,6 mil pacientes. Ele ressalta, no entanto, que também houve falha no planejamento da compra desses insumos no final do ano passado, mas que o problema deve ser resolvido amanhã, com a entrega de cerca de 10 mil seringas agulhadas e cinco mil tiras para teste de glicemia.
Em relação ao atendimento nas unidades de saúde, Maeda também destacou o início de treinamento com médicos clínicos gerais, no final do ano passado, para a padronização do atendimento a diabéticos, hipertensos e obesos. A partir do dia 11 de fevereiro, esse mesmo treinamento deverá ser realizado com uma equipe multidisciplinar, incluindo recepcionistas a nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, para que os usuários da rede pública sejam mais bem atendidos.
Para o presidente da Câmara, Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), os problemas com licitação e falta de planejamento para a compra desses insumos foram pontuais e devem ser resolvidos. “Fiquei satisfeito com o resultado da reunião, ao ouvir do Dr. Maeda que devem já foram realizadas compras emergenciais, pois também sou diabético e compreendo as dificuldades enfrentadas por essas pessoas”, disse. O vereador Fabiano Pinguim, também presente no encontro, acredita que, após essa reunião, a Prefeitura deve se sensibilizar pelos problemas enfrentados pelos diabéticos e evitar novas falhas na aquisição de insumos necessários para o controle da doença.
Publicado em: 26 de janeiro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1