Vereadores debatem reabertura do comércio com diretores da ACISB

Procurados por lojistas preocupados com fechamento de seus estabelecimentos comerciais durante a fase emergencial do Plano São Paulo, até o dia 30 deste mês, um grupo de vereadores esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (15), com diretores da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste). O objetivo do encontro era traçar um plano para a possível reabertura do comércio local, com aval da Prefeitura.

De acordo com Nilson Araújo Radialista (PSD), um dos parlamentares presentes na reunião, o grupo foi procurado por muitos lojistas e funcionários, que reclamam dos frequentes prejuízos causados pelas medidas de isolamento social desde o ano passado, relatando mais preocupação com o recente fechamento imposto pelo governo estadual.  Os comerciantes também criticam a falta de campanhas de conscientização pelo poder público, assim como da ausência de fiscalização em diferentes locais que não têm respeitado os protocolos do Estado.

De acordo com os representantes da ACISB, o comércio varejista tem sido penalizado de maneira injusta, uma vez que o setor tem seguido corretamente os devidos protocolos de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. “Com o comércio fechado, muitos microempreendedores não terão recursos suficientes para manter suas lojas apenas com o sistema de delivery e drive-thru”, relataram os comerciantes.

Na reunião, os vereadores se comprometeram a agendar um encontro entre representantes da ACISB e o prefeito Rafael Piovezan, para informar a Administração Municipal a respeito dos problemas enfrentados pelo comércio do município, além de verificar quais medidas serão tomadas pela Prefeitura durante a fase vermelha emergencial.

Pela ACISB, participaram do encontro o presidente da entidade, João Batista de Paula Rodrigues; o vice-presidente, José Batista de Souza, o Mineiro; o tesoureiro Ricardo Fernandez Betin; e o segundo-secretário, Antonio Roberto Bonamin. Dentre os parlamentares presentes, além de Nilson Araújo, estavam Arnaldo Alves (PSD), Eliel Miranda (PSD), Reinaldo Casimiro (Podemos), Bachin Jr (MDB) e Felipe Corá (Patriota). Os vereadores Carlos Fontes (PSL) e Tikinho TK (PSD) também se manifestaram favoráveis à reabertura do comércio, mas não puderam estar presentes devido a compromissos previamente agendados.

Publicado em: 15 de março de 2021