Vereadores católicos se reúnem com bispo da Diocese de Piracicaba

Um grupo de vereadores barbarenses participou, nesta terça-feira (12), de encontro de parlamentares católicos da Diocese de Piracicaba, evento promovido por iniciativa do bispo Dom Devair Araújo da Fonseca. Durante a reunião, Dom Devair falou da importância de se refletir sobre formas de atuação política voltadas ao bem comum, em sintonia com a fé da Igreja Católica. O bispo diocesano também ressaltou a importância de os legisladores católicos conhecerem o pensamento da Igreja sobre as questões políticas e sociais e se sempre se pautarem pelo Evangelho.

Ele também incentivou a unidade entre os vereadores católicos. “Os senhores podem estar divididos em partidos, mas, lembrem-se, estão unidos pela fé. Nós, como cristãos católicos, devemos trabalhar pelos mais vulneráveis, pelos mais pobres e necessitados, ou seja, pelo bem comum. E o bem comum é suprapartidário, deve estar acima dos interesses de grupos e ideologias”.

Dentre os temas abordados no encontro estava a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº442, em julgamento no SFT (Supremo Tribunal Federal). Na prática, se acatada pelos ministros da Corte, essa ação permitirá a interrupção induzida e voluntária da gestação nas primeiras 12 semanas, por alegar que a criminalização do aborto nestes casos fere o planejamento familiar e não garante às mulheres autonomia do direito de interromper a gestação sem permissão do Estado. Para a Igreja Católica, o acatamento dessa ADPF vai contra o Evangelho da vida e da vida em abundância, desde a concepção até à morte natural.

Conforme nota publicada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a vida é um dom inviolável, enquanto o aborto é uma ação má, que não pode ser legitimada como um bem ou direito. Para os religiosos, existe um risco muito grande que a descriminalização do aborto até a décima segunda semana seja posteriormente ampliada e que não sejam reconhecidos os direitos do nascituro, como o direito constitucional à vida.

“O que a Igreja e nós vereadores católicos defendemos é que existam políticas públicas de amparo a essas mães e filhos, para que não haja uma escolha de quem será sacrificado”, disse o presidente da Câmara barbarense, Paulo Monaro.
Além de Monaro, a reunião com o bispo Devair contou com a participação dos vereadores Arnaldo Alves, Careca do Esporte, Carlão Motorista, Eliel Miranda e Nilson Araújo Radialista.

Publicado em: 12 de dezembro de 2023