Vereadores assistem à apresentação de Índice Paulista de Responsabilidade Social

Os vereadores Alex Braga, o Alex Backer (PRB), Cláudio Peressim (Patriota) e Isac Sorrillo (DEM) participaram, hoje (12) pela manhã, de apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), evento promovido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Durante o evento, foram divulgados os dados da 10ª edição desse indicador, reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida de todas as 645 cidades do Estado. De acordo com o levantamento, Santa Bárbara d’Oeste está enquadrada no grupo dinâmico, formado por 112 municípios que apresentem índice elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais, que incluem longevidade e escolaridade. Além do grupo dinâmico, também existem outros três grupos: o dos desiguais, que apresentam elevado nível de riqueza, mas indicadores sociais insatisfatórios; o dos municípios em transição, com baixo nível de riqueza e indicadores sociais em transição; e o dos municípios equitativos, com baixos níveis de riqueza, mas elevados indicadores sociais.

A referida pesquisa elabora o índice de riqueza de acordo com o consumo de energia elétrica residencial, comercial, industrial, na agricultura e no setor de serviços, além do total da remuneração dos empregados com carteira assinada e do setor público mais os benefícios previdenciários divididos pela população de 15 anos e mais. Esse índice também leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do município. Já a longevidade é calculada com base na taxa de mortalidade perinatal (período entre a 28ª semana de gestação e o 7º dia de vida), junto à mortalidade infantil, assim como a mortalidade de pessoas entre 15 e 39 anos e de idosos de 60 a 69 anos. O índice de escolaridade, por sua vez, é calculado com base na taxa de atendimento escolar na faixa de 0 a 3 anos, na média das proporções de alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública que atingiram nível adequado nas provas de português e matemática, assim como na média das proporções de alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública que atingiram pelo menos o nível adequado nas provas de português e matemática , além da taxa de distorção idade-série no ensino médio.

Ainda em sua visita à ALESP, os vereadores barbarenses estiveram reunidos com o diretor-adjunto de Metodologia e Produção de Dados,da Fundação Seade, Carlos Eduardo Torres Freire, e com o diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Vinícius Schurgelies. “Foi uma apresentação bastante esclarecedora sobre a situação de nossa cidade na comparação com outros municípios do Estado. Apesar das dificuldades enfrentadas pela Administração Municipal, ainda estamos em uma posição privilegiada em relação a outros municípios. Com base nesses indicadores, pretendemos trabalhar para que Santa Bárbara d’Oeste continue se destacando de maneira positiva, gerando emprego e renda e garantindo elevado índice de escolaridade e de longevidade para seus habitantes”, disse Isac.

Publicado em: 12 de dezembro de 2019