Vereadores apelam por transporte gratuito a idosos com mais de 60 anos na RMC

De autoria do presidente da Câmara, Paulo Monaro, e do vereador Carlos Fontes, foi aprovada, nesta terça-feira (26), durante a 35ª Reunião Ordinária do ano, a Moção 524/2023, de apelo ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Feitas, e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Nessa moção, os parlamentares reivindicam a retomada do transporte metropolitano gratuito a idosos com idades entre 60 e 64 anos no transporte regular rodoviário na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

“Fomos procurados por diferentes idosos, os quais solicitam nossa intermediação junto à EMTU e ao governo estadual, pela volta do sistema de transporte metropolitano regular, compreendendo o serviço seletivo gratuito, para as pessoas com idade entre 60 e 64 anos”, destacou Carlos Fontes. Ele explica que o transporte regular rodoviário seletivo é aquele que se utilizada de veículos com poltronas reclináveis, estofadas, numeradas, com bagageiros externos e porta pacotes em seu interior, com apenas uma porta, não sendo permitido o transporte de passageiros em pé, para percursos de médias e longas distâncias.

Ainda na moção, os parlamentares destacam que esse benefício, antes garantido a idosos acima de 60 anos, foi cortado na gestão do então governador João Dória, deixando essa parcela da população bastante insatisfeita.  Eles também apontam que a regulamentação, no atual governo, do Cartão Top, que garante gratuidade em ônibus, trólebus e VLT (Veículo Leve sobre Trilho), gerenciados pela EMTU, já demonstra a preocupação do atual governador com a população com mais de 60 anos. Por isso, eles sugerem a volta do transporte gratuito em ônibus metropolitanos na RMC.

Publicado em: 26 de setembro de 2023