Vereadoras participam de aula inaugural do Cursinho Popular CEU

As vereadoras Kátia Ferrari e Esther Moraes participaram, no último sábado (30/03), da aula inaugural do Cursinho Popular CEU, realizada no Centro Cultural Leo Sallum, localizado no bairro Cidade Nova. Em 2023, a vereadora Kátia apresentou uma moção de aplauso (Moção 607/2023) aos professores que atuam de maneira voluntária nesse cursinho pré-vestibular, e aproveitou a aula inaugural deste ano para entregar uma cópia dessa homenagem.

Originado em 2017 na escola PAZ, em Americana, o projeto foi criado de maneira voluntária e independente, sem financiamento, com o objetivo de ajudar estudantes a acessar o ensino superior. Em 2019, o Cursinho Popular CEU mudou-se para o CEU das Artes e, em 2023, para o Centro Cultural Léo Sallum.

Já a vereadora Esther Moraes, que também prestigiou a aula inaugural, falou sobre o Projeto de Lei 42/2023, de autoria dela, o qual ainda segue em tramitação no Legislativo barbarense. Essa proposição estabelece prioridades e objetivos para a Lei de Incentivo aos Cursinhos Populares e Comunitários em Santa Bárbara d’Oeste. Segundo a parlamentar, a ideia de elaboração deste Projeto de Lei é garantir que a parceria já existente entre os cursinhos populares, Prefeitura e setor privado esteja instituída na cidade enquanto política pública estabelecida em lei, não somente em acordo.

Em 2024, 73 alunos se inscreveram para participar do Cursinho Popular CEU, que oferece aulas semanais, das 9h30 às 12h30, no Centro Cultural Léo Sallum, espaço cedido pela Administração Municipal. O curso é gratuito e voltado não apenas para estudantes que pretendem prestar vestibular, como também aos que têm por objetivo ser aprovados em escolas técnicas ou em concursos públicos.

Publicado em: 01 de abril de 2024