Vereadora sugere realização de Drive-Thru de vacinação antirrábica no CSU

A vereadora Kátia Ferrari (PV) sugere ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 2.335/2023, a realização de drive-thru de vacinação antirrábica, aos sábados, no Centro Social Urbano. A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal para ambos. Envolve o sistema nervoso central, levando a óbito após curta evolução.

Na justificativa da proposição, Kátia explica que, em Santa Bárbara d´Oeste, bem como em todo o Estado de São Paulo, há muito tempo não ocorre a intensificação das campanhas de vacinação contra raiva, como era realizada há alguns anos em prédios públicos espalhados pelos bairros. “Ainda que, em nossa cidade, não tenhamos nenhum caso de raiva em animais domésticos como cães e gatos, é necessário que os animais sejam vacinados como medida preventiva”, informou.

Segundo a vereadora, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste conta com um local fixo de vacinação contra raiva no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h até as 16h, apenas por agendamento via telefone. Contudo, durante a semana, muitos tutores de animais não conseguem levar os seus animais por trabalharem nos horários disponíveis para agendamento. “A nossa manifestação leva em conta a preocupação com a saúde pública, sobre a importância da vacinação de cães e gatos de nossa cidade”, finalizou.

Publicado em: 09 de agosto de 2023