Vereadora recebe resposta da Prefeitura sobre o número de exames de Papanicolau no Município

A vereadora Kátia Ferrari recebeu resposta da Administração Municipal com relação ao Requerimento nº 227/2024, por meio do qual solicitava informações sobre o volume de exames de papanicolau realizados no Município nos anos de 2022 e 2023, assim como detalhes sobre o procedimento de agendamento desse exame.

Na resposta à vereadora, o secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, comunicou que foram realizados 4.233 exames em 2022 e 5.672 em 2023. Além disso, informou que o exame pode ser realizado com agendamento prévio ou por demanda espontânea, de acordo com cada território.

Conforme explicado pelo secretário de Governo, em linha com as diretrizes do Ministério da Saúde, todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual devem se submeter ao exame preventivo periódico, especialmente aquelas entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames consecutivos (com intervalo de um ano) com resultados normais, o exame preventivo pode ser feito a cada três anos.

Em março, mês dedicado à mulher, a vereadora visitou serviços de saúde voltados para mulheres, bem como as obras do Centro de Referência em Saúde da Mulher, além de fazer requerimentos com pedidos de informações sobre esses serviços. Ela também iniciou seu check-up feminino, incluindo a realização de uma mamografia, e no final do mês fará uma consulta com a ginecologista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Rita de Cássia, ocasião em que também realizará o teste de papanicolau.

Por fim, a vereadora destacou a importância da realização do exame papanicolau como um dos principais métodos para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Trata-se de uma doença causada por múltiplos fatores. O câncer de colo de útero pode ser uma doença assintomática em seu início, por isso a importância de realizar os exames de rastreamento. Entre os sintomas em estágio inicial estão: manchas de sangue irregulares ou sangramento leve entre períodos em mulheres em idade reprodutiva; mancha ou corrimento vaginal, às vezes com mau cheiro. Conforme a doença avança, sintomas mais graves podem surgir, incluindo dores persistentes nas costas, perna ou pélvis, perda de peso, fadiga e perda de apetite, segundo informações do município.

Publicado em: 25 de abril de 2024