Vereadora pede informações sobre queimadas em Santa Bárbara d'Oeste

A vereadora Esther Moraes protocolou, nesta terça-feira (25), o Requerimento Nº 475/2024, por meio do qual solicita que a Prefeitura forneça informações detalhadas sobre as frequentes queimadas na cidade. As ocorrências têm causado sérios problemas ambientais e de saúde pública, afetando diretamente a vida dos cidadãos e a preservação do ecossistema local.

Segundo a parlamentar, as queimadas, além de causar poluição e destruição de matas, trazem inúmeros problemas para a saúde dos moradores, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, agravando suas condições devido à inalação da fumaça. Esther Moraes também destacou os riscos adicionais para a fauna e a flora, que são severamente impactadas, incluindo os animais domésticos, mais sensíveis aos efeitos da fumaça.

No requerimento, a vereadora pede que o Executivo Municipal esclareça quais são os serviços atualmente disponíveis para tratar das queimadas na cidade e informe o valor das multas aplicadas aos responsáveis por essas práticas. Ela questiona também como a Administração divulga essas penalidades à população e quais são os canais disponíveis para que os munícipes possam denunciar essas atividades, como telefones, sites e e-mails. Além disso, solicita detalhes sobre as ações concretas de prevenção e conscientização realizadas pelo Poder Público para combater as queimadas e resolver esse problema que afeta gravemente a cidade.

Publicado em: 25 de junho de 2024