Vereadora participa de encontro para debater cenário da esporotricose

A vereadora Kátia Ferrari participou, na quinta-feira (25/4), de um encontro para debater o cenário atual da esporotricose. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Vigilância em Zoonoses, em parceria com a AMVASB (Associação de Médicos Veterinários de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Região). O encontro reuniu 49 pessoas no Centro de Cultura Ambiental, sendo 46 veterinários dos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Nova Odessa, Araras, Leme e Rio Claro.

O objetivo do encontro foi debater com médicos veterinários o cenário atual da esporotricose animal e alinhar estratégias para notificação compulsória da doença no município e região. Durante a iniciativa, a médica veterinária Eliane Stradioto de Andrade ministrou uma palestra sobre o tema, abordando aspectos clínico-epidemiológicos da esporotricose animal; o protocolo de notificação da esporotricose animal no município de Santa Bárbara d’Oeste, conforme a Lei Municipal nº 4.394/2023, de autoria da vereadora Kátia Ferrari; e a apresentação do Plano Municipal de Prevenção e Controle da Esporotricose Animal no município.

A vereadora Kátia Ferrari destacou que Santa Bárbara d’Oeste foi um dos municípios pioneiros na região na elaboração de políticas públicas para prevenção e combate à esporotricose. Ela é autora de um projeto de lei que estabeleceu um protocolo de notificação dos casos, resultando na Lei Municipal nº 4.394/2023. Além disso, destinou parte de sua emenda impositiva para o tratamento de animais com a doença atendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) neste ano. "É uma doença fúngica grave que afeta gatos e pode ter implicações sérias para a saúde pública, pois gatos infectados podem transmitir a doença para outros animais e seres humanos. Além disso, tem crescido o número de casos nas cidades em todo o país."

Ações

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, continua com um cronograma de ações e orientações sobre a esporotricose animal no município. Durante as atividades, técnicos do Setor de Controle Animal do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ) visitam residências notificadas para a entrega de material informativo e esclarecimento de dúvidas. O setor também mantém um cronograma de palestras nas unidades escolares da cidade.

Dentre os objetivos das ações estão conscientizar a população sobre a esporotricose e incentivar o tratamento precoce dos animais acometidos pela doença. A esporotricose animal é uma doença de notificação obrigatória na cidade, de acordo com a Lei Municipal nº 4.394/2023, e todos os casos suspeitos ou confirmados em animais (cães e gatos) devem ser notificados pelo profissional responsável, por meio do e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br.

Em caso de dúvidas e mais informações, as pessoas podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3454-4020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Publicado em: 29 de abril de 2024