A vereadora Germina Dottori (PV) acompanhou, nesta semana, o andamento das obras para implantação do Novo Centro Municipal de Diagnóstico em Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. Nesse prédio, localizado no Largo Bicentenário, próximo ao Novo Terminal Urbano, a parlamentar acompanhou também a instalação de sanitário para pessoas ostomizadas, uma sugestão apresentada por ela à Administração Municipal no início de 2017.
“Sanitários para pessoas ostomizadas são uma necessidade em todos os municípios, em respeito à Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”, afirmou Germina, explicando que ostomizados são pacientes que se submeteram à cirurgia no reto ou na bexiga e que usam bolsa de colostomia afixada no abdômen. Para esvaziar o material que fica contido nessa bolsa, necessitam de um banheiro que seja adaptado com ducha. A parlamentar também comemorou a disponibilização desse tipo de banheiro na área central do Município, local de fácil acesso à população.
De acordo com a Administração Municipal, o Novo Centro de Diagnóstico disponibilizará exames e serviços permanentes como tomografia, mamografia, ultrassom, colonoscopia, raio-x comum e raio-x contrastado. Além disso, a unidade disponibilizará, sob demanda, os exames de holter, mapa 24 horas, ecocardiograma, eletroneuromiografia, urodinâmica, exames oftalmológicos, densitometria óssea, espirometria infantil e eletroencefalograma. Nesse espaço também poderão ser realizadas pequenas cirurgias nas áreas de dermatologia, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e exodontia.
Publicado em: 05 de março de 2020
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1