Vereador visita IBGE e entrega convite para coordenador explicar Censo 2022

O vereador Carlos Fontes (União Brasil) protocolou, hoje (10), na Agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Americana, cópia da Moção 388/2022, por meio da qual convida o coordenador de área do instituo, Elioenai Neves, para participar da Tribuna da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste. A apresentação no Legislativo barbarense teria por objetivo explanar como será o Censo 2022 no município. A moção foi recebida pelo chefe da agência, Carlos de Almeida Sass.

Para Carlos Fontes, existe uma grande defasagem no número estimado pelo órgão em 2021, segundo o qual a população barbarense contaria com 195,2 mil habitantes, do total real de moradores. Por isso, ele pede que o representante do instituto se manifeste na Câmara e explique como é feita a contagem populacional. Em 2021, o parlamentar já havia apresentado uma moção de repúdio à estimativa do IBGE, a qual apontava população inferior a 200 mil habitantes.

“Em 2021, fui informado pela Administração Municipal que Santa Bárbara d’Oeste contava com 70,4 mil hidrômetros. Com base em estimativa da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), de uma média de 3,5 pessoas por hidrômetro, a cidade deveria contar hoje com mais de 246 mil habitantes”, disse, ressaltando que o aumento da população nessa contagem oficial contribuiria para que Santa Bárbara d’Oeste recebesse mais repasses do governo federal. “ Quero entender melhor como é realizada essa pesquisa e qual o motivo dessa discrepância, entre o que observamos e o que o órgão estima”, concluiu.

Publicado em: 10 de agosto de 2022