Vereador se reúne com secretários municipais para discutir educação especial no Município

O vereador Celso Ávila (Solidariedade) liderou uma reunião nesta segunda-feira (13) com os secretários municipais de Governo, Joel Cardoso, e de Educação, Tânia Mara da Silva, juntamente com pais de alunos atípicos. O encontro teve como foco a discussão sobre a educação especial na rede pública de ensino de Santa Bárbara d'Oeste, especialmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Recentemente, uma série de informações desencontradas tem causado preocupação entre os pais, levando-os a solicitar essa reunião com o vereador. Além dos secretários municipais, participaram técnicas da Educação Especial da Secretaria de Educação do Município, que esclareceram as dúvidas e perguntas dos pais em relação aos profissionais do Serviço de Apoio Educacional em sala de aula.

Durante a reunião, que contou com a presença de Carine Sena, representante do Grumaa (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo), foi esclarecido que não há um novo contrato, apenas uma continuidade do que já estava em vigor desde o início do ano letivo em relação à atenção aos alunos.

"Estamos acompanhando e dialogando com a Educação; o trabalho está em andamento e continuaremos a cobrar as demandas que nos são apresentadas pelos pais atípicos. Percebemos um desconforto e insatisfação em relação à atenção dada aos filhos em sala de aula, e é por isso que estivemos nesta reunião", destacou o vereador.

Segundo a secretária de Educação, Tânia Mara, é de extrema importância que as crianças ingressem na sala de aula de uma maneira e, com o tempo, evoluam gradativamente no desenvolvimento com o auxílio do profissional de apoio. Os trabalhos continuam por parte da Secretaria de Educação, com todo o suporte sendo oferecido e cada caso sendo estudado tecnicamente para atender às necessidades dos alunos de acordo com a legislação vigente.

"O assunto é bastante complexo, e é por isso que solicitamos esta reunião com os secretários para esclarecer algumas informações desencontradas que estão circulando entre os pais nos grupos de WhatsApp. A secretária de educação foi muito clara em seu compromisso com todos os alunos, e eu, mais uma vez junto ao Grumaa, reforcei o compromisso em garantir que as crianças atípicas recebam o atendimento adequado nas escolas, conforme garantido pela lei", afirmou o vereador Celso Ávila.

Publicado em: 13 de maio de 2024