O vereador Nilson Araújo Radialista (PSD) recebeu, nesta semana, resposta da Prefeitura ao Requerimento 904/2021, por meio do qual o parlamentar questionava a Prefeitura a respeito do quadro de funcionários da Guarda Civil Municipal, assim como a escala de trabalho desses profissionais, o total de viaturas disponível e os investimentos feitos ao longo dos últimos anos.
Em resposta ao vereador, a secretária municipal de Governo, Patrícia Marques de Martino, informa que o município hoje conta com 140 guardas municipais, sendo 131 em atividade diurna e noturna, atuando em escalas de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. Neste momento, nove servidores deste setor estão afastados pelo INSS.
Quanto ao número de viaturas, a secretária de Governo informou que são 14, além de quatro veículos não caracterizados e seis motocicletas. Toda frota da Guarda Municipal, segundo ela, está em condições de uso, passando por manutenções preventivas e corretivas. “Por se tratar de uma frota para atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, há uma rotatividade nesta manutenção em todos os veículos, visando mantê-los preventivamente, em perfeitas condições de uso”, afirmou.
Ainda na resposta ao vereador Nilson Araújo, a secretária explicou que os coletes a prova de balas utilizados pelos guardas municipais foram adquiridos em 2019, com validade de seis anos. Já as armas desses profissionais são substituídas de acordo com a necessidade operacional.
Por fim, o parlamentar foi informado que, ao longo dos últimos oito anos, os investimentos destinados à Guarda Municipal alcançaram o montante de R$ 1,91 milhão.