Vereador recebe resposta sobre testes de HIV no Município

O vereador Kifú (PL) recebeu, nesta semana, resposta da Administração Municipal ao Requerimento 479/2023, por meio do qual pedia informações a respeito da distribuição de testes de HIV em Santa Bárbara d’Oeste. No documento, o parlamentar destacava a oferta gratuita pelo SUS de testes para diagnóstico de aids, assim como de outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na resposta ao parlamentar, assinada pelo secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, a Prefeitura informou que promove a divulgação desses testes por meio do site oficial e de materiais gráficos. Além disso, a Administração ressaltou que os testes são realizados em todos os serviços de Saúde, enquanto os testes rápidos são promovidos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Para gestantes e parceiros, os testes para detecção de HIV também podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ainda na resposta ao requerimento, a Prefeitura que os interessados em fazer o teste para HIV ou outras ISTs devem procurar o CTA, onde, além do exame para detecção do HIV, é possível receber diagnóstico para sífilis, hepatites B e C, entre outras doenças. Os telefones de contato disponíveis para que os munícipes consigam mais informações ou sanar eventuais dúvidas são: 3454-8466, 3455-2490 ou no Disk Aids (0800 770-9160).

Em Santa Bárbara d’Oeste, conforme informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento fica localizado na avenida Sábato Ronsini, 203, no Centro de Saúde II – Ambulatório Municipal de DST/Aids.

Publicado em: 01 de junho de 2023