O vereador Carlos Fontes (União Brasil) recebeu, hoje (17), resposta da Administração Municipal ao Requerimento nº 620/2023, por meio do qual pede informações sobre a possível presença de carrapatos-estrela, responsáveis pela transmissão da febre maculosa, no Parque Taene. O questionamento foi apresentado pelo parlamentar a pedido de frequentadores desse parque, preocupados com a possível transmissão da doença no local, onde ocorre concentração de capivaras - hospedeiras do carrapato.
Na resposta ao parlamentar, o secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, informa que o Parque Taene não é classificado como área de transmissão de febre maculosa, uma vez que, desde a inauguração, não houve nenhum caso confirmado da doença, cujo local de infecção tenha sido essa área de lazer. Além disso, ele explica que o local conta com uma placa informativa a respeito dos riscos de transmissão da doença e que o setor de Zoonoses orienta a Secretaria de Meio Ambiente quanto à necessidade de manutenção e limpeza constante do parque.
Ainda no documento enviado ao vereador, o secretário de Governo explica que, em Santa Bárbara d’Oeste, foram registrados 47 casos suspeitos de febre maculosa e apenas um confirmado, com uma morte. Além disso, a Prefeitura informa promover, constantemente, o monitoramento de áreas de infestação de carrapatos e dos locais de provável infecção. Esses locais são identificados com placa de informação aos munícipes. E os casos suspeitos de febre maculosa são encaminhados ao setor, que realiza visitas para descobrir os locais que esse munícipe visitou e mapear os pontos de presença de carrapatos. Apenas neste ano, foram 93 visitas com essa finalidade.
Publicado em: 17 de julho de 2023
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1