(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Vereador questiona Prefeitura sobre Sistema de Atendimento Domiciliar


O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, hoje (4), requerimento de informações ao Poder Executivo a respeito do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) em Santa Bárbara d’Oeste. Na propositura, o parlamentar lembra que esse tipo de atendimento tem por objetivo promover o cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, assim como nos serviços de urgência e emergência, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar ou do período de permanência de usuários internados.  “Temos recebido várias reclamações de munícipes quanto ao atendimento e ao fato de o SAD atender apenas pacientes 100% acamados”, afirmou Celso Ávila, ressaltando que todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado.

No requerimento, ele questiona há quantos anos esse tipo de serviço funciona no município e quantos atendimentos foram realizados até o momento. O vereador também pergunta o número de profissionais que compõe uma equipe do SAD e quais são os critérios para que um paciente tenha acesso ao atendimento domiciliar. Celso Ávila questiona ainda o número de equipes existentes no Município e se essa quantidade é suficiente para atender a demanda.

Por fim, o parlamentar cita o caso de um paciente que passou pelo hospital Santa Bárbara, tendo sido diagnosticado com uma doença sem possibilidade de transplante ou cirurgia, só mesmo de cuidados paliativos. “Depois de dois meses de alta, ele passou pelo ambulatório e foi cobrado pela equipe médica por não estar no sistema SAD para acompanhamento. A família dele então explicou o hospital de que havia sido informada de que esse sistema só atendida pessoas acamadas”, afirmou, ressaltando que, apesar das feridas e da indisposição, esse paciente não passa o tempo todo deitado. Por isso, ele questiona se existe uma parceria entre o Município e o Hospital Santa Bárbara, para que os pacientes obtenham encaminhamento para o SAD ao receber alta. Em caso de resposta afirmativa, ele pergunta o motivo desse paciente não ter recebido esse tipo de orientação.


Publicado em: 04 de fevereiro de 2021

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!