O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), protocolou hoje (28) requerimento de informações à Administração Municipal a respeito do descarte de medicamentos em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar lembra que esse tipo de produto, se descartado de maneira incorreta, oferece riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, ele destaca a importância da realização de campanhas de conscientização sobre o descarte correto de medicamentos, assim como informes a respeito dos locais onde esse tipo de lixo pode ser depositado.
“Recentemente acompanhamos notícias a respeito do descarte irregular de medicamentos e de seringas em áreas públicas de Santa Bárbara d'Oeste”, afirmou Kadu, ressaltando os riscos desse tipo de ação à saúde pública. No pedido de informações, o vereador indaga quais são os locais apropriados para o descarte de medicamentos e, após o recebimento desses produtos, quais são os procedimentos adotados. Ele também pergunta quais medidas têm sido tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde e quais canais de comunicação estão abertos à população em caso de dúvidas a respeito do descarte desses produtos. Por fim, Kadu pergunta também se existem locais destinados à doação de medicamentos dentro da data de validade e, em caso afirmativo, quais são eles.
Na Justificativa do Requerimento, o parlamentar afirma ter sido procurado por diversos munícipes com dúvidas a respeito de como proceder em caso de descarte de medicamentos. “Dispensados no sistema de esgoto, os resíduos químicos dos medicamentos acabam diluídos na água e são praticamente impossíveis de serem eliminados pelo processo de filtragem, contaminando a água. Além disso, medicamentos não podem ser dispensados em lixo comum, pias, ralos ou vasos sanitários”, afirmou.
Publicado em: 28 de janeiro de 2019
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1