O vereador Carlos Fontes (União Brasil) protocolou, na última semana, o Requerimento 162/2023, por meio do qual pede informações com relação à possível substituição das árvores ficus (Ficus benjamina) plantadas no canteiro central da avenida Antônio Moraes Barros, no bairro Jardim Vista Alegre. O parlamentar aponta que esse tipo de árvore é inconveniente para ruas e avenidas, devido ao excessivo vigor de suas raízes superficiais, que podem causar racharudas e levantamento do piso.
Segundo Ricardo Henrique Cardim, mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), e responsável pelo reflorestamento de matas ciliares e arborização desde 1993, a venda da árvore ficus deveria ser proibida por lei, uma vez que, ao ser plantada no solo, pode destruir galerias pluviais, de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais. No requerimento, Carlos Fontes destaca que essa situação já tem sido observada no Vista Alegre, com prejuízos a muitos moradores, tais como calçadas estouradas, muros trincados, problemas na fiação elétrica e de telefonia, entre outros.
Antes de apresentar os questionamentos, Carlos Fontes destaca já ter apresentado pedidos para que a Prefeitura tomasse providências quanto a essa situação, mas não foi atendido até o momento. No requerimento, ele indaga se as árvores do referido canteiro são realmente da espécie ficus e, em caso de resposta afirmativa, se a Prefeitura poderia substituí-las. E, caso a Prefeitura tenha a intenção de retirá-las e efetuar o plantio de outras árvores, o vereador pergunta qual a espécie escolhida e quando essa substituição será realizada.
Publicado em: 03 de março de 2023
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1