Vereador questiona escassez de medicamentos na rede pública de Saúde

O vereador Celso Ávila protocolou, hoje (1º), o Requerimento Nº 1004/2023, direcionado ao Poder Executivo, por meio do qual o parlamentar busca esclarecimentos a respeito da escassez dos medicamentos Sertralina e Salbutamol 100mcg na rede pública de Saúde. No documento, o parlamentar salienta as numerosas reclamações recebidas por usuários desses medicamentos, evidenciando a inquietação gerada pela recorrente falta desses itens essenciais à saúde dos munícipes.

Ainda no requerimento, Celso Ávila destaca relatos de usuários que indicam esta como a terceira escassez de Sertralina somente neste ano, além de registros de ausência no ano anterior, gerando incerteza e preocupação entre os pacientes. Além disso, ele pede esclarecimentos sobre a ausência do Salbutamol 100mcg/dose - aerosol na rede pública deSaúde, com base no relato de uma usuária que enfrentou dificuldades significativas para adquirir o medicamento ao longo de um ano.

“A falta desses medicamentos na rede pública tem resultado em investimentos financeiros extras e descontrole no planejamento financeiro familiar”, afirmou o parlamentar. Celso Ávila também afirma que apresentou esse pedido de informações para compreender as razões por trás da constante falta desses medicamentos, visando garantir o acesso ininterrupto e adequado aos tratamentos essenciais para os pacientes.

Publicado em: 01 de dezembro de 2023