O vereador Isac Sorrillo (Republicanos) protocolou, hoje (10), diretamente no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste, um ofício em que requer informações a respeito das últimas cinco solicitações de aumento das tarifas de água e esgoto enviadas pela autarquia à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
No documento, o parlamentar ressalta a importância dessas informações para os usuários desse serviço, uma vez que a tarifa de água e esgoto tem forte impacto nos orçamentos das famílias. Isac também afirma que entender as solicitações de aumento de tarifa pode ajudar os munícipes a compreender melhor os custos e os investimentos necessários para garantir um serviço de qualidade e eficiente.
A partir deste mês, as contas de água e esgoto cobradas pelo DAE terão um reajuste de 16,96%. A Resolução 485/2023, que trata sobre o reajuste e revisão dos valores das tarifas, foi publicada no mês passado pela Diretoria Executiva do Consórcio ARES-PCJ. O reajuste anunciado gerou críticas e questionamentos por parte da população e dos parlamentares, uma vez que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 5,6% no acumulado dos últimos 12 meses.