Vereador protesta contra estimativa populacional divulgada pelo IBGE

O vereador Carlos Fontes (PSL) protocolou, hoje (31), a Moção nº 445/2021, por meio da qual manifesta protesto contra o resultado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última sexta-feira (27), com data de referência de 1º de julho de 2021, a estimativa populacional residente de Santa Bárbara d’Oeste em 195.278 habitantes.

“Mais uma vez, o IBGE decepcionou a população barbarense ao não admitir que a cidade já possui mais de 200 mil habitantes. Com todos que falamos, ninguém recebeu um recenseador em sua casa, fazendo o levantamento de quantas pessoas há na família”, considera Carlos Fontes, que convidará os demais parlamentares a assinarem a moção.

O vereador destaca manchetes joralísticas que abordam o corte de verbas pra o instituto, o que impactaria na realização do Censo. Ele lembra a resposta ao Requerimento nº 1.235/2015, dizendo que o Município contava com 61.930 hidrômetros, e da resposta ao Requerimento nº 637/2021, informado que agora são 70.405 hidrômetros. “A ARES-PCJ estima uma média de 3,5 pessoas por hidrômetro, ou seja, seriam 216.755 mil habitantes há seis anos e 246.417, em 2021”, indigna-se.

Na propositura, o vereador destaca, ainda, que, se o IBGE reconhecesse que Santa Bárbara d’Oeste ultrapassa os 200 mil habitantes, mais recursos financeiros seriam destinados para a cidade dos governos Federal e Estadual.

Publicado em: 31 de agosto de 2021

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565