Vereador propõe lei para introduzir história municipal nas escolas de Santa Bárbara d’Oeste

O vereador Eliel Miranda protocolou, na última sexta-feira (17/05), o Projeto de Lei nº 88/2024, que visa instituir o conteúdo de “História Municipal” nas disciplinas de geografia e história da grade extracurricular para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em todas as escolas municipais.

O projeto, que ainda será votado, busca promover o conhecimento e a valorização da identidade local entre os estudantes. Segundo o texto, o Poder Executivo está autorizado a incluir o conteúdo nas disciplinas mencionadas, cabendo à Secretaria Municipal de Educação fornecer as orientações necessárias para os professores.

“Essa iniciativa é essencial para enriquecer o currículo escolar e proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda do contexto histórico, cultural, social e geográfico de nosso município”, afirmou Eliel Miranda em sua exposição de motivos. O vereador destacou que a proposta visa fortalecer a educação dos alunos, promovendo a valorização de sua identidade local e o respeito pelo patrimônio cultural da cidade.

O projeto também prevê a possibilidade de parcerias com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil organizada e a iniciativa privada, para a realização dos objetivos propostos. Se aprovado, o Poder Executivo poderá regulamentar e implementar ações pedagógicas que garantam a inclusão do conteúdo de história municipal nas atividades extracurriculares do ensino fundamental.

Publicado em: 22 de maio de 2024