Vereador propõe denominação de duas ruas no Manacás II

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, nesta semana, os projetos de lei 197 e 198/2023, ambos de denominação de ruas em Santa Bárbara d’Oeste. O primeiro dispõe sobre a denominação da rua N do loteamento Manacás II como rua Celso Franco de Oliveira; enquanto o segundo denomina a rua J desse mesmo loteamento como Araci dos Santos Roza Antônio. Junto às proposições, o parlamentar apresenta breve biografia dos homenageados.

Celso Franco de Oliveira nasceu em Limeira, em 21 de dezembro de 1942. Começou a trabalhar como cobrador na Auto Viação Americana (AVA) aos 18 anos e depois se tornou motorista e gerente em várias cidades da região. Durante sua gerência em Santa Bárbara d'Oeste, colaborou com o setor de trânsito e contribuiu para melhorar o tráfego dos ônibus na área. Além disso, acolhia passageiros que perdiam o transporte e não tinham onde pernoitar. Sua ação espontânea e gratuita criou laços de amizade duradouros. Era casado e tinha duas filhas. Celso faleceu em 23 de fevereiro de 2021.

Aracy dos Santos Roza Antônio nasceu em Ibotirama (BA), em 12 de outubro de 1947. Após a morte do pai na infância, enfrentou muitas dificuldades. Mudou-se para Santa Bárbara d'Oeste com a família e formou-se em contabilidade na Escola de Comércio José Dagnoni. Casou-se com Benedito Antônio, com quem teve seis filhos. Foi uma empreendedora importante para a cidade, trabalhando no Sindicato dos Metalúrgicos, nas Indústrias Romi e fundando diferentes empresas. Recebeu uma homenagem da Câmara Municipal em 1997. Morreu em 27 de dezembro de 2022, aos 75 anos.

Publicado em: 19 de maio de 2023