Vereador propõe celebração de Dia das Mães e do Dia dos Pais nas escolas municipais

O vereador Carlos Fontes (União Brasil) apresentou, hoje (8/12), o Projeto de Lei 317/2023. com o objetivo de instituir a celebração do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais. O projeto tem como finalidade fortalecer os laços familiares e valorizar a importância das figuras paterna e materna no ambiente educacional.

De acordo com o projeto, as escolas municipais seriam encarregadas de organizar atividades comemorativas relacionadas ao "Dia das Mães" e ao "Dia dos Pais", envolvendo estudantes, pais, responsáveis e professores. Essas atividades visam promover a integração e o reconhecimento da relevância da família tradicional na formação educacional e emocional das crianças.

O documento prevê também que as atividades realizadas poderão incluir apresentações, palestras, exposições artísticas, entre outras iniciativas que estimulem a participação ativa dos pais e mães na vida escolar de seus filhos. A Secretaria Municipal de Educação teria a responsabilidade de orientar as escolas na implementação dessas atividades, garantindo que sejam inclusivas e respeitem a diversidade de arranjos familiares existentes.

Além disso, o projeto assegura aos alunos da rede municipal de ensino o direito de participar ou não das celebrações, sem sofrer penalidades ou discriminação. Carlos Fontes, o vereador proponente, destacou a importância histórica do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais", ressaltando que ambas as datas têm raízes que enfatizam a homenagem às figuras parentais na vida familiar. Ele enfatizou que o projeto visa preservar essa tradição cultural.

Publicado em: 08 de dezembro de 2023