Vereador promove encontro entre secretários municipais e representantes de haitianos

O vereador Kifú participou, ontem (27), de um encontro com secretários municipais e a direção da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Haitiana em Santa Bárbara d'Oeste. O encontro teve como objetivo abordar questões relacionadas à situação desses imigrantes na cidade, incluindo a necessidade de políticas públicas, bem como de apoio e reconhecimento para essa comunidade.

Durante a reunião, foram discutidos desafios como a falta de sede da associação, problemas de tradução aos haitianos que ainda não falam português, assim como saúde e educação para essa população. O vereador Kifú enfatizou a importância de dar voz e apoio à comunidade haitiana em sua adaptação à vida na cidade.

Na reunião, o parlamentar foi informado pela secretária municipal de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, que o município enfrenta dificuldades em mapear a quantidade de haitianos na cidade, mas está trabalhando para melhorar o atendimento e apoio a essa população. Com esse intuito, a secretária planeja incluir esse serviço no orçamento do próximo ano.

Membro da Comissão Permanente de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, o vereador Kifú considerou o encontro positivo e agendou uma reunião futura com a secretária de Educação para tratar de questões educacionais relacionadas aos haitianos em Santa Bárbara d’Oeste.

Além de Kifú e da secretária Maria Cristina, participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, o presidente da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Haitiana, Salomon Joseph, e o pastor Eddy Dêstin Franções.

Publicado em: 28 de setembro de 2023