Vereador pede apoio a deputado para destinação de recursos à Saúde

O vereador Nilson Araújo Radialista (PSD) esteve reunido, em São Paulo, com o deputado Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor (Republicanos). No encontro, o parlamentar barbarense solicitou apoio ao deputado para o direcionamento de recursos para a Saúde de Santa Bárbara d'Oeste.

Durante a reunião, o vereador abordou a atual situação do atendimento oferecido pelo Hospital Santa Bárbara, a única instituição hospitalar do município que atende pacientes conveniados ao SUS. Nilson Araújo também solicitou um aporte financeiro de R$ 300 mil para auxiliar no custeio do hospital e ressaltou que, embora a instituição receba financiamento de fontes federais, estaduais e municipais, esses recursos não são suficientes para cobrir todas as despesas de manutenção e as necessidades da Santa Casa de Misericórdia.

Atualmente, a Santa Casa disponibiliza uma capacidade de 20 leitos de UTI, 45 leitos para atendimento clínico, 11 leitos para retaguarda cirúrgica, 20 leitos destinados à maternidade e mais seis leitos pediátricos. A instituição atende 96% dos pacientes provenientes da rede pública, excedendo o requisito de 60% preconizado pelo SUS para ser considerada uma entidade filantrópica. Quanto aos recursos, o hospital recebe aproximadamente R$ 1,3 milhão  do Governo Federal, R$ 136 mil do Governo Estadual e cerca de R$ 2 milhões mensais do Município. Contando com uma equipe de cerca de 500 funcionários, o Hospital Santa Bárbara é um dos principais empregadores da região.

Além disso, o vereador também discutiu com o deputado a necessidade de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo Natal) em Santa Bárbara d'Oeste, visando a proporcionar cuidados especializados aos recém-nascidos da região.

Publicado em: 30 de agosto de 2023