O vereador Kifú esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (11), com a secretária municipal de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, com o secretário de Governo, Joel Cardoso, e com o secretário adjunto dessa pasta, Miguel Brito. O encontro foi solicitado pelo parlamentar para tratar de ações e políticas públicas destinadas aos imigrantes e refugiados que vivem em Santa Bárbara d´Oeste.
Na conversa, Kifú destacou que, em diferentes situações, esses imigrantes e refugiados aparentam estar desamparados em relação aos seus direitos básicos. Aos secretários, o vereador questionou sobre a existência de um levantamento do número de estrangeiros no Município, se existe um cadastro dessa população e se a Administração incentiva de alguma forma a adaptação ao idioma, assim como o acesso aos serviços de saúde e educação, entre outros.
Depois de apresentar seus questionamentos, Kifú foi informado que, atualmente, existe uma associação de haitianos em Santa Bárbara d'Oeste, além de um grupo de voluntários barbarenses, que facilita o acesso desses cidadãos estrangeiros aos departamentos municipais na busca por direitos. A secretária Maria Cristina também informou que já foram feitos levantamentos via CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os quais identificaram que a região leste da cidade possui a maior concentração de haitianos.
Ainda no encontro, o vereador também foi informado a respeito da oferta de um curso de idiomas aos haitianos, mas que, atualmente, as aulas para estrangeiros dependem de voluntários. Por isso, um novo processo pode ser realizado juntamente com a Secretaria de Educação. Maria Cristina informou também que, além dos haitianos, Santa Bárbara d´Oeste conta com grande número de bolivianos.
No momento, Kifú estuda a apresentação de um projeto de lei com o intuito de garantir mais atenção a imigrantes, refugiados e apátridas (pessoas que não têm nacionalidade reconhecida por nenhum país), sobretudo para garantir os direitos desses cidadãos estrangeiros, como acesso a serviços públicos e promover o respeito à diversidade e à interculturalidade. “Nosso principal propósito é o de impedir violações aos direitos humanos e de incentivar a participação social desses novos moradores de Santa Bárbara d’Oeste, contribuindo para uma cidade mais solidária, onde todos vivam em harmonia”, disse.
Publicado em: 11 de agosto de 2023
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1