VEREADOR CARLOS FONTES RECEBE RESPOSTA SOBRE CIRURGIAS DE CATARATA

O vereador Carlos Fontes (PSD) recebeu ofício assinado pelo secretário municipal de governo, Rodrigo Maiello, em resposta ao Requerimento nº 1.122/2013, por meio do qual o parlamentar pediu informações sobre a realização de cirurgias de catarata em Santa Bárbara d’Oeste. No documento enviado ao Legislativo, Maiello informa que não foram retomados os procedimentos dessa cirurgia no Município.

O secretário esclarece que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a portaria do Ministério da Saúde que libera o custeio de cirurgias eletivas e de catarata não foi publicada ainda, lembrando que a linha de cuidados de oftalmologia é de responsabilidade do Estado e os agendamentos são feitos via DRS VII. Os médicos da Central de Regulação analisam o encaminhamento do oftalmologista e, de acordo com o grau de complexidade do caso, decidem em qual referência serão agendados.

Por fim, o secretário Rodrigo Maiello detalha como referência: a Unicamp, com agendamentos via DRS VII; o Hospital de Sumaré e o AME de Santa Bárbara, por cotas mensais de acordo com o número de habitantes; além das cirurgias eletivas realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste por meio do Serviço de Oftalmologia, mediante portaria do Ministério Público.

Publicado em: 14 de fevereiro de 2014