Vereador apresenta quatro projetos de denominação de vias

O vereador Juca Bortolucci (PV) protocolou, ontem (18), quatro projetos de lei relativos à denominação de vias em Santa Bárbara d’Oeste. O PL 121/2023 dispõe sobre a denominação da rua 25 do loteamento empresarial Solaris como rua Dorival Leme. O PL 122/2023 dispõe sobre a denominação da rua L do loteamento Terras de Cillo como rua Edison Carlos Bortolucci. O parlamentar também é autor dos PLs 123 e 124/2023, que denominam, respectivamente, as ruas F e E do Jardim Pântano III em homenagem à memória de José Luiz Ricci e de Vandir Bosco. Junto aos projetos, o parlamentar apresenta breve biografia dos homenageados.

Dorival Leme nasceu em 1932 em Cosmópolis e se mudou para Santa Bárbara d'Oeste quando era criança, para o bairro Jardim Laudisse II. Dorival trabalhou como soldador na Usina Galvão e mais tarde como mecânico torneiro nas Indústrias Romi. Ele também trabalhou como metalúrgico autônomo até 2005 e depois ingressou na empresa de manutenção industrial do filho. Dorival foi um membro ativo de sua comunidade e incentivou o esporte entre as crianças, criando times de futebol e organizando jogos. Morreu em 15 de junho de 2020.

Edison Carlos Bortolucci nasceu em Capivari em 2 de agosto de 1948 e veio para Santa Bárbara d’Oeste aos 14 anos, para trabalhar na Usina Santa Bárbara. Aos 18 anos, comprou seu próprio caminhão e começou a prestar serviços para a usina como autônomo. Nessa época, montou seu próprio comércio de carnes com a família e fixou seu endereço na Vila Linópolis. Mais tarde, passou a ter seu negócio próprio de compra e venda de animais para abate, fornecendo para supermercados e açougues locais. Conhecido como "Zé do Boi", ele também realizava eventos com seu famoso churrasco. Em 10/01/1974, casou-se com Maria de Fátima Ignácio Gomes Helleno Bortolucci, com quem teve cinco filhos e oito netos. Morreu em 03 de dezembro de 2021.

José Luiz Ricci nasceu em 2 de maio de 1937 em Rio das Pedras,  filho de José Ricci e Luiza Antônia Basso Ricci. Aos 15 anos, mudou-se para Santa Bárbara d'Oeste, onde vive até hoje. Casou-se com Lourdes Vicentim Ricci em 20 de fevereiro de 1960, com quem teve quatro filhos. Formou-se em contabilidade em 1964 e trabalhou em várias empresas. Também participou de grupos teatrais e religiosos, incluindo a Congregação Mariana e o Coral da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ricci é atualmente empresário contábil na empresa Ricci Contabilidade.

Vandir Bosco nasceu em 17 de janeiro de 1940, em Campinas. Morou lá até 1955, quando se mudou para Americana com os irmãos. Vandir era um empreendedor nato, que trabalhou como cortador de vergalhões, serralheiro, plainador e ferramenteiro especializado em moldes de injeção. Abriu seu próprio negócio, a Meplastic Industrial, em 1º de julho de 1966. Inicialmente, a empresa produzia bobinas de plástico para máquinas têxteis. Mais tarde, Vandir identificou uma oportunidade no mercado de brinquedos de plástico, lançando uma carruagem puxada por um cavalo, em 1974, que se tornou um best-seller, abrindo as portas para a indústria de brinquedos. A empresa cresceu rapidamente e Vandir mudou suas instalações várias vezes para locais maiores, finalmente se estabelecendo em Santa Bárbara d'Oeste.

Publicado em: 19 de abril de 2023