Vereador apresenta projetos para aprimorar atendimento a obesos mórbidos na saúde e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

O vereador Eliel Miranda protocolou, na última semana, na Câmara barbarense, os Projetos de Lei 313 e 314/2023. O primeiro institui o Programa Capacitando Quem Acolhe, de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Já o segundo dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os hospitais e prontos-socorros públicos e privados possuírem equipamentos especialmente adaptados ao atendimento de obesos mórbidos.

De acordo com o PL 313/2023, o Programa Capacitando Quem Acolhe será estabelecido com o intuito de capacitar Agentes Comunitários de Saúde para oferecer acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica. O PL 314/2023, por sua vez, prevê a presença de equipamentos específicos em unidades de saúde, desde consultórios equipados até materiais adequados para a assistência a pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 40 kg/m² ou capacidade mínima de 230 quilos.

Ambos os projetos aguardam apreciação nas comissões pertinentes da Câmara Municipal de Santa Bárbara d ́Oeste, antes de serem apreciados em Plenário.

Publicado em: 30 de novembro de 2023