O vereador José Luís Fornasari, o Joi, protocolou, hoje (13), três moções de apelo, para que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) inclua estabelecimentos comerciais e pequenas empresas na Resolução Normativa 878/2020. Atualmente, essa resolução veda, por 90 dias, a suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência a todas as residências e aos serviços e atividades considerados essenciais. Além de apelar à própria ANEEL, o vereador também pede apoio aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para que essa medida seja adotada.
“Assim como a população de baixa renda, principalmente os trabalhadores autônomos, que não têm condições de cumprir suas obrigações financeiras por conta do isolamento social e da suspensão de seus trabalhos, muitos comerciantes e pequenos empreendedores também têm encontrado dificuldades em pagar a conta de luz”, afirmou Joi. O parlamentar cita, especificamente, a situação de estabelecimentos que trabalham com alimentos ou com materiais perecíveis, que precisam ser armazenados em ambientes refrigerados, o que pode gerar custos elevados, num momento em que a maioria dessas empresas está sem receita.
“O corte de energia causaria ainda mais prejuízo, uma vez que esses estabelecimentos perderiam seus estoques”, afirmou. Joi também aponta que a falta de energia prejudicaria o acesso aos clientes, hoje focado na Internet, assim como ampliaria o risco de saques a esses locais, devido à possível interrupção do videomonitoramento e do sistema de alarme.
Publicado em: 13 de abril de 2020
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1