Vereador apela ao governo do Estado por melhorias no atendimento no AME

De autoria do vereador Kifú, foi protocolada, na Câmara Municipal, a Moção No 93/2024, por meio da qual o parlamentar expressa apelo ao governo do Estado de São Paulo e à secretaria de Saúde por atenção aprimorada aos casos de pacientes barbarenses encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas. Nessa moção, ele solicita que os pacientes sejam informados com antecedência, alguns dias antes de suas consultas, evitando o registro injusto de casos de absenteísmo.

No documento, o vereador destaca inicialmente a natureza do AME como um ambulatório de diagnóstico e orientação terapêutica em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Ressalta sua alta resolutividade e a prestação de serviços acessíveis, buscando proporcionar uma intervenção rápida e eficaz para diagnóstico precoce e orientação terapêutica frente a problemas de saúde prevalentes, atendendo às demandas regionais.

A motivação para a moção, segundo Kifú, surge da recente constatação de munícipes barbarenses, dependentes do atendimento no setor ambulatorial do AME – Campinas, que perderam suas consultas devido a avisos em cima da hora, com apenas algumas horas de antecedência. O comunicado repentino gerou dificuldades para o agendamento de transporte público municipal e outras opções de remarcação das consultas necessárias. O serviço, frequentemente acessado por pessoas de baixa renda, depende do transporte público para deslocamento.

Ainda na moção, Kifú destaca que familiares e pacientes, ao receberem informações de última hora por meio de aplicativos de mensagens, enfrentam dificuldades para se programar ou pagar por viagens. A solicitação de transporte municipal deve ser feita dias antes, devido à programação e distribuição prévia dos pacientes no município.

Publicado em: 04 de março de 2024