Vereador acompanha obras de nova UBS na Zona Sul

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (Avante), acompanhou, hoje (27), no bairro Santa Rita, o andamento das obras para a readequação do antigo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Unidades Básica de Saúde (UBS) Regional da Zona Sul. Desde 2012, em função de quebra de contrato por parte da empresa responsável pelos trabalhos, o imóvel estava abandonado. Em acordo firmado com o Ministério da Saúde, em 2018, a Prefeitura se comprometeu a concluir a referida obra, mas revertendo o prédio para UBS, uma vez que não teria recursos para a manutenção de um terceiro pronto-socorro com atendimento 24 horas.

“Fico muito feliz em ver que a Administração resolveu atender ao pedido dos moradores e entendeu que era necessário tomar providências para a entrega dessa unidade. Estamos falando de um local que, depois de quase uma década de espera, deverá cuidar da saúde das pessoas, oferecendo mais conforto à população da região sul de nossa cidade”, afirmou Jesus. O parlamentar destaca que, além de atendimento ambulatorial, com atenção básica, essa nova unidade deverá contar com centro de referência pediátrica.

A retomada da obra para a implantação da UBS Regional da Zona Sul foi possível graças a um acordo judicial celebrado no ano passado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), em conjunto com o município de Santa Bárbara d’Oeste e o Departamento de Água e Esgoto (DAE), visando à regularização ambiental de diferentes imóveis rurais. Do total arrecadado em indenizações, R$ 4 milhões foram destinados ao Fundo Municipal de Saúde para aplicação na reforma do prédio.

Publicado em: 27 de maio de 2020