SANTA BÁRBARA SEDIA MOVIMENTO CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO NA REGIÃO

Autoridades da região e populares participaram neste sábado (12), na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, de reunião do Movimento Contra a Instalação de Presídio na Região, convocada pelo vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR). O encontro teve a duração de mais de duas horas e  os participantes puderam manifestar suas opiniões sobre o assunto que é de consenso: ninguém é favorável à construção do presídio de regime semi-aberto em Limeira, nas imediações da divisa com Santa Bárbara e Iracemápolis, conforme anunciado pelo prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT).

Kadu presidiu a reunião, que contou com a presença dos deputados estaduais André do Prado (PR) e Antonio Mentor (PT). Os deputados Chico Sardelli (PV) e Vanderlei Macris e Cauê Macris, ambos do PSDB, foram representados por Dênis Andia e o ex-prefeito José Maria de Araújo Júnior, respectivamente. Fabrício Bassa representou a deputada Ana Perugini (PT).

Além de Kadu, a Câmara barbarense esteve representada pelos vereadores Anízio Tavares (DEM), Carlos Fontes (PSD), Danilo Godoy (PP), Joi Fornasari (PPS), Carlão Motorista (PDT), Ademir da Silva (PT), Juca Bortolucci (PSDB) e Fabiano Pinguim (PV). O vereador Zeca Gonçalves (PCdoB) foi representado pelos assessores Jane Coelho e Max Panággio. Do Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito Luis Larguesa (PT), o secretário de Segurança, Eliel Miranda e o secretário de Governo, Gilmar Margato.

De Iracemápolis, compareceram o vice-prefeito Denilson Granço, o presidente da Câmara, Donizete Stein e os vereadores Cláudio Cosenza Filho, Antonia Chagas Moura, José Carlos Barbosa, Rodrigo Silva e Valmir de Almeida. Da Câmara de Americana esteve presente o vereador Adelino Leal. De Limeira, veio o vereador Paulo Hadich. De Mombuca, compareceram o presidente da Câmara, Eugênio Neto, a vice-prefeita Maria Rute, o vereador Valter Moraes e o ex-prefeito José de Oliveira. Também estiveram presentes o presidente do PSDB, Joel José Pinto de Oliveira, o presidente do PTB, Luiz Alberto Romano, e a presidente do PR Mulher, Edna Viana. Representantes de associações de bairros também compareceram.

REPERCUSSÃO

“Estou com Santa Bárbara d’Oeste e região nessa luta e marquei para a próxima quarta-feira (16) uma reunião em São Paulo, com o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, para discutirmos o assunto”, disse o deputado André do Prado. Para Antonio Mentor, a região já deu a sua cota em termos de presídios. “Chega de presídios na região e eu apóio o movimento”, ressaltou o deputado petista. "Em reunião realizada dia 14 de outubro, em Iracemápolis, já manifestei meu apoio às ações organizadas pelos dois municípios contra a instalação do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) em Limeira, em área indicada pela prefeitura às margens da SP-306, e reafirmo meu posicionamento", assinala o deputado Chico Sardelli em mensagem enviada aos vereadores.

O ex-prefeito Zé Maria criticou a postura do Governo do Estado com relação ao problema. “Fiz campanha para o Alckmin, é do meu partido, mas estou chateado. Se ele tomar essa decisão sem nos ouvir, ele tem que ser incomodado. O presídio é um presente de grego. Não queremos presente de grego, que tem que ser devolvido a ele. Agora, se ele (Alckmin) está decidido a construir o presídio, que pague o preço”, desabafou.

“Acho que nosso objetivo foi alcançado”, avaliou o vereador Kadu Garçom , organizador do encontro. Segundo ele, o próximo passo é ouvir o que o secretário de Administração Penintenciária tem a dizer a respeito da construção desse presídio. A audiência está agendada para quarta-feira, às 10h, em São Paulo. Uma comitiva de autoridades da região estará presente. “Depois, é chegarmos até o governador. Ele tem que nos atender”, concluiu Kadu.

Publicado em: 12 de novembro de 2011