SANTA BÁRBARA INVESTIU R$ 18 MILHÕES NA ÁREA DE SAÚDE, AFIRMA SECRETÁRIO EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA

Foi realizada hoje (30), no plenário da Câmara barbarense, a Audiência Pública de Saúde, referente ao primeiro trimestre de 2010. Apresentada pelo secretário de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, o Executivo prestou contas perante à Comissão de Política Social, presidida pelo vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), conforme prevê a legislação.

Além de Carlão Motorista, estiveram representando o Legislativo na reunião o presidente Anízio Tavares (DEM), Carlos Fontes (DEM), Ademir da Silva (PT), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Danilo Godoy (PSDB) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS).

Nos três primeiros meses do ano a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu R$ 18 milhões na saúde pública. Deste total, R$ 14 milhões são provenientes de recursos da própria Administração Municipal e os R$ 4 milhões restantes são repasses do Fundo Nacional de Saúde. Em percentual, o investimento no setor corresponde a 18% do orçamento da pasta. Para o secretário de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, as cifras revelam a realidade de vários municípios brasileiros. “Isso mostra que as cidades são quem mais investem em saúde, mais do que os governos federal e estadual”, afirmou.

Os dados foram apresentados pela equipe de técnicos da Secretaria de Saúde durante a audiência pública. Ribeiro abriu seu discurso defendendo a valorização do SUS (Sistema Único de Saúde). “Há uma crítica ao sistema nem sempre construtiva, como gestor de saúde, tenho prazer de trabalhar a favor do SUS”, afirmou.

Nessa linha, o secretário defendeu a participação popular representada pelos conselhos locais de saúde e pelo Comusa (Conselho Municipal de Saúde). O secretário aproveitou a presença de vereadores e de representantes de movimentos populares para anunciar novos projetos para a saúde, entre eles a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes crônicos e a criação da ouvidoria técnica. Mecanismos que, segundo o secretário, mostram a sensibilidade do Governo Municipal para com a população.

“É preciso atender à demanda popular, deixando de lado o ‘achismo’ e ir ao âmago da questão”, defendeu. “Estamos abertos para ouvir e dialogar”, destacou. Durante a audiência realizada na Câmara Municipal, o secretário e técnicos responderam às questões dos vereadores e da população. Além de Ribeiro, estavam na audiência os secretários municipais Mauro Rontani (Negócios Jurídicos), Antônio Salustiano Filho (Controle Geral) e Dedé Sartori (Fazenda).

Publicado em: 30 de abril de 2010