Santa Bárbara d’Oeste sedia série de eventos em comemoração ao Mês da Capoeira

Santa Bárbara d’Oeste promove, a partir do dia 3, o Mês da Capoeira no Município. A programação deste mês dedicado ao esporte, com apoio da Prefeitura, contará com rodas de capoeira em diferentes bairros, palestras nas escolas, além de sessão solene na Câmara Municipal. Desde 2022, o Município conta com a Lei Ordinária 4.306/2022, que instituiu a Semana Municipal de Capoeira no calendário de eventos da cidade. A criação dessa lei foi proposta pelos vereadores Esther Moraes e Kifú e pelo então presidente do Legislativo, Joel Cardoso.

A abertura desse mês dedicado ao esporte será promovida com roda de capoeira do Mestre Galvão, a partir das 19 horas, na Praça de Esportes Vagner Aparecido Nunes – Mazolinha, no Jardim Santa Rita de Cássia. Para o dia 10 de agosto, está prevista a realização de sessão solene sobre o tema na Câmara Municipal, também a partir das 19 horas. No dia 17, será inaugurada a roda de capoeira da Praça da Migração. Dia 23, Mestre Gavião promove evento voltado a alunos da rede municipal. Por fim, no dia 27, o Município recebe o 1º Festival de Capoeira de Santa Bárbara d’Oeste, no ginásio Djaniro Pedroso, no Centro.

“O objetivo com essa série de eventos é reforçar as muitas faces da capoeira como elemento educacional, cultural, de inclusão social e esportivo”, afirma Esther Moraes. A vereadora destaca, ainda, que essa modalidade esportiva foi concebida por grupos sociais excluídos, os quais lutaram pela afirmação de sua identidade e de seus valores culturais. Ela também lembra que a capoeira é reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e considerada patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro.

Publicado em: 01 de agosto de 2023