Hoje, dia 4 de dezembro de 2021, é o aniversário de 203 anos de Santa Bárbara d'Oeste. A fundação do Município se deu quando, em 1818, a pedido de Margarida da Graça Martins, aqui foi erguida capela sob invocação de sua santa de devoção. Viúva do sargento-mor Francisco de Paula Martins, Margarida comprou uma sesmaria entre o rio Piracicaba e o ribeirão Quilombo, onde se instalou junto à família e agregados em 1887, formando uma fazenda de engenho de açúcar. A partir de então, a região foi povoada e novos lavradores chegaram.
Da construção da capela em homenagem à padroeira do Município até hoje, a terra de Dona Margarida cresceu e se desenvolveu. Antiga “Pérola Açucareira”, por muito tempo as terras barbarenses foram destinadas exclusivamente ao cultivo agrícola, sendo ainda hoje grande referência para o ramo. No entanto, empresas de grande porte também se instalaram em território barbarense e contribuíram para impulsionar a economia da cidade e atrair novos moradores.
"Os barbarenses de nascimento ou aqueles que adotaram a terra de Dona Margarida como sua têm muitos motivos para comemorar seus 203 anos. Além da localização privilegiada e do inegável progresso das últimas décadas, o grande tesouro barbarense é o próprio povo, com a riqueza de sua cultura e o acolhimento a todos que chegam", afirma o presidente Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV). "Santa Bárbara d’Oeste chega aos 203 anos como uma bela cidade, repleta de razões para nos orgulharmos, morada de uma gente batalhadora e dona de um coração que não cabe no peito. Temos muito que conquistar ainda, claro que temos! E garanto que o Legislativo trabalha incessantemente para fazer a sua parte rumo a uma cidade cada vez melhor para todos", completa.