(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Representantes da Raízen prestam informações sobre queimadas em reunião com vereadores


A convite do vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), representantes da Raízen, empresa responsável por grande parte da colheita de cana-de-açúcar em Santa Bárbara d’Oeste, estiveram hoje (30) na sede do Legislativo. Em reunião com um grupo de parlamentares, o coordenador administrativo Edenilson Aparecido de Almeida e o supervisor de transporte e apoio Carlos Alexandre Eustáquio deixaram claro que as queimadas recentes registradas em canaviais, não são de interesse da empresa, que tem intensificado ações de combate à queimada.

Como exemplo, os representantes da Raízen destacaram que a empresa deixou de ter receita de R$ 13 milhões no ano passado por perda da palha da cana, atualmente utilizada na fabricação de etanol de segunda geração, produto que já é consumido por motoristas no Brasil e até exportado. “Ao contrário do que muita gente ainda acredita, não é mais rentável para as empresas colherem cana queimada”, explicou Eustáquio, destacando que atualmente a colheita é toda informatizada e que, além dos prejuízos pela perda da palha, sem contar eventuais multas da Prefeitura e de órgãos ambientais, a queimada e prejudicial para o maquinário, já preparado para o corte da cana crua.

Ainda na reunião, os representantes da Raízen explicaram que, apesar deste ano ter sido mais seco do que o anterior, a incidência de queimadas em 2021 deve ser até 50% menor do que o registrado em 2020, principalmente pelos investimentos da empresa em ações contra incêndios. Dentre as medidas para evitar a propagação das queimadas estão ações de conscientização e prevenção de incêndio, muitas vezes causados por acidentes ou até mesmo de forma criminosa. Além disso, a Raízen também informou ter ampliado o monitoramento em áreas críticas, como na proximidade de rodovias, áreas urbanas ou ranchos de recreio, assim como investido em mais brigadas e equipamentos a serviço exclusivo dos canaviais barbarenses. Para os próximos dias, também deve ser iniciado o monitoramento via satélite, com o intuito de atuar mais rápido no combate às queimadas.

Além do vereador Joi e dos representantes da Raízen, o encontro desta tarde contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), que convidou a empresa a participar de Tribuna Livre em futura reunião ordinária, e dos vereadores Bachin Jr (MDB) e Carlos Fontes (PSL).

Por fim, os representantes da Raízen deixaram um telefone para denúncia de queimadas, o qual funciona de maneira gratuita, com atendimento 24 horas, por meio do 0800-770-2233. “É nosso interesse acabar com os focos de incêndio o mais rápido possível”, explicou Eustáquio.


Publicado em: 30 de julho de 2021

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!