Projeto veda reajuste de tarifas de água e esgoto em 2022

Os vereadores Eliel Miranda (PSD); Isac Sorrillo (Republicanos); Felipe Corá (Patriota); Nilson Araújo Radialista (PSD); Arnaldo Alves (PSD) e Elton Cezaretti, o Tikinho TK (PSD), assinam o Projeto de Lei nº 20/2022, que veda qualquer reajuste nas tarifas de água e de esgoto do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d'Oeste (DAE) durante o exercício de 2022, em decorrência dos efeitos socioeconômicos causados pela pandemia de Covid-19. A proposta estabelece que, a partir de 2023, os índices de reajuste previstos pela agência reguladora competente até o presente exercício poderão ser aplicados de forma escalonada, ao longo dos próximos cinco anos.

Na Exposição de Motivos, os parlamentares ressaltam que "os impactos socioeconômicos da atual pandemia permanecem presentes no dia-a-dia de munícipes e empresários. Muitos perderam seus empregos, outros tiveram redução nos salários, famílias que dependem de aluguel estão sofrendo aumentos abusivos, preços elevados nos itens da cesta básica, custo dos combustíveis e gás de cozinha incontroláveis, ou seja, uma verdadeira enxurrada de alta no custo de vida, ao mesmo tempo que o cidadão tem seu salário estagnado há anos, ou nem possui mais, pois a empresa fechou o posto de trabalho". Por fim, o grupo de parlamentares destaca que não se trata de cancelamento dos reajustes, mas prorrogação para os próximos cinco anos.

Publicado em: 07 de fevereiro de 2022

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565