Projeto propõe Título de "Cidadão Barbarense" ao padre Ricardo Martins

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste recebeu uma nova proposta que visa conceder o Título Honorífico de "Cidadão Barbarense" ao padre Ricardo Martins. Esse projeto foi apresentado pela vereadora Kátia Ferrari.

O projeto reconhece as notáveis contribuições do padre Ricardo Martins à comunidade e destaca a trajetória de vida e as muitas ações comunitárias e sociais realizadas pelo padre Ricardo, que têm beneficiado inúmeras pessoas ao longo de sua carreira.

Padre Ricardo Martins nasceu em 25 de maio de 1966, em Rio Claro (SP), filho de Ângelo e Sebastiana Martins. Foi ordenado diácono em 16 de agosto de 1988 e, posteriormente, sacerdote em 13 de dezembro de 1998. Iniciou seu ministério como Vigário na Paróquia Santa Bárbara, onde, desde o começo, demonstrou seu compromisso com a comunidade local.

Um dos primeiros atos significativos de padre Ricardo em Santa Bárbara d'Oeste foi solicitar ao prefeito da época que intercedesse junto à empresa responsável pelas obras da rodovia Bandeirantes para que uma cota de contratação fosse reservada para trabalhadores locais. Além disso, ele foi fundamental na formação de três pequenas comunidades e de um grupo de jovens na região central da cidade.

Sua preocupação com a saúde pública também o levou a abordar a questão da proliferação de pombos na Praça Central, conscientizando a população sobre os riscos associados a essas aves. Após seu trabalho inicial em Santa Bárbara d'Oeste, Padre Ricardo atuou em Piracicaba (SP) de 2000 a 2016. Lá, ele serviu como Pároco nas Paróquias São Francisco de Assis e São Lucas, onde se destacou por suas iniciativas sociais, oferecendo refeições diárias para os necessitados por um período de cinco anos.

Entre 2016 e 2022, padre Ricardo retornou à sua cidade natal, Rio Claro, para liderar a Paróquia Espírito Santo. Nesse período, ele desempenhou papéis importantes como animador diocesano das Novas Comunidades e articulador diocesano em várias comissões, além de ser membro de conselhos diocesanos.

Em 2023, ele voltou para Santa Bárbara d'Oeste, assumindo a liderança da Paróquia Santo Antônio. Sob sua direção, essa paróquia, que celebrou seu 30º aniversário em janeiro de 2024, continua a prosperar. A comunidade é composta pela Matriz Santo Antônio e pelas Capelas São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo.

Publicado em: 03 de julho de 2024