Projeto institui Semana de Fomento à Observação de Aves no Município

A vereadora Kátia Ferrari protocolou, hoje (11), na Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, o Projeto de Lei 286/2023, que institui a Semana de Fomento à Observação de Aves em Santa Bárbara d´Oeste no Calendário Oficial de Eventos do Município. A comemoração será realizada, anualmente, na primeira semana de outubro, em parques, espaços culturais, educacionais e assistenciais e pontos turísticos, inclusive em áreas rurais, do Município.

De acordo com a proposta, a Semana de Fomento à Observação de Aves em Santa Bárbara d´Oeste tem como objetivo contribuir, por meio de registros, para o inventário das espécies de aves do município, além de conscientizar a população sobre a importância ecológica delas e dos demais animais silvestres. Essa semana também tem o intuito de valorizar a preservação da natureza e de disponibilizar informações sobre a biologia básica e comportamento das diversas espécies da fauna local, em especial as aves.

Na exposição de motivos do projeto, a vereadora Kátia informou que a Semana de Fomento à Observação de Aves é fruto de um projeto que nasceu há três anos, a partir do encontro de pessoas que já realizam esta prática na cidade com grupo de apaixonados pela arte de observar a natureza, mas principalmente as aves existentes no município, sejam elas residentes ou aquelas que estão em processo de migração. Os encontros ocorrem mensalmente, sempre aos domingos, em um dos parques da cidade. Até o momento, mais de 100 espécies já foram registradas durante as passarinhadas.

Desses encontros de idealizadores foi publicado o artigo científico “Aves de Santa Bárbara: Um ano de experiência de oficinas de birdwatching em parques urbanos”, na Revista Brasileira de Educação Ambiental. A publicação é de autoria dos Biólogos Matheus Ponce Janoto e Luiz Eduardo Chimello de Oliveira.

De acordo com Kátia, a prática de birdwatching (observação de aves) está em crescimento no Brasil e é acessível a todos, de crianças a idosos, com ou sem equipamentos especializados. A escolha da data na primeira semana de outubro se deu porque engloba o início da Primavera (23 de setembro), o dia de São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro, e o Dia das Aves, comemorado em 5 de outubro.

A vereadora expôs, ainda, que outro trabalho a ser desenvolvido pela semana é pelo fim do tráfico de animais, uma vez que na cidade tem grande apreensão de pássaros que são mantidos em gaiolas, sem nenhum registro.  Mais uma proposta é incentivar a liberdade das aves, que precisam viver livres na natureza. “Um dos principais motivos dessa semana é levar ao conhecimento de todos a sensibilização pela liberdade das aves”, disse.

Publicado em: 11 de setembro de 2023